Pesquisa de Marketing: Um cafezinho pelo dobro do seu faturamento.
Para começar a leitura deste artigo te faço um convite: tenta desassociar da sua mente a imagem de você sendo abordado na rua por alguém com uma prancheta na mão te entrevistando por meia hora ou mais, anotando tudo e falando: “- Não, pera, pode repetir de novo por favor?”. Aí você deve ter falado agora: “- Não dá pra desassociar, afinal pesquisa de mercado é isso. Não há outra forma de ser feita!”, certo? ERRADO! Aí que você se engana. Continue a leitura e fique até o final para entender melhor.
Perguntas como:
– Você tem o conhecimento da real percepção do que os clientes têm de você e do seu negócio?
– Sabe o nível de satisfação com o seu negócio?
– Ele volta? Compra mais? Tem um relacionamento com sua empresa?
Seu cliente é quem valida todo seu sucesso ou não. Você precisa estar alinhado com as expectativas que ele tem sobre você.
Tecnicamente falando, pesquisa mercadológica, é a coleta de informações, junto à seu cliente ou consumidor, parceiros, concorrentes e também com colaboradores ou terceiros que irá orientar seu negócio e ajudar você na tomada de decisões ou solucionar problemas.
Ela pode ser:
– Pesquisa de mercado quantitativa
– Pesquisa de mercado qualitativa
Mas por que eu faria uma pesquisa na minha empresa? Quais os benefícios ela trás para o meu negócio?
Você conhece o Canvas (modelo de negócio), certo? Se não, sem problemas, clica no nosso site e se cadastre RANK456
Vamos abordar isso e muito mais.
A pesquisa de mercado trás as informações necessárias para você ter clareza total sobre seu negócio, pontos tais como:
– Conhecer o perfil do cliente ou comportamento do consumidor.
– Potencial de mercado.
– Validação de produto e serviço.
– Posicionamento da marca
– Hábitos de consumo.
– Pesquisa de satisfação do cliente, entre outros.
Certamente você já testemunhou alguma campanha ou oferta totalmente frustrada, que não deu retorno, certo? Ou pior, deu prejuízo. Seja por ter mensurado errado, pela comunicação falha ou por qualquer outro motivo.
É aí que a pesquisa de mercado te ajuda. Com a clareza das informações do que meu público quer, eu consigo criar a condição certa, no momento certo e para o público certo, aumentando inúmeras vezes minha chance de êxito.
Com a pesquisa de mercado deixamos de trabalhar com “achismos”, trabalhando com dados e informações.
Até aqui tudo certo. “- Mas como eu devo fazer uma pesquisa de mercado? É muito caro e difícil de fazer!”.
Pensando nisso, nós criamos uma maneira totalmente prática para você iniciar hoje uma pesquisa dentro do seu negócio.
Aqui na Rank456 desenvolvemos um método de pesquisa TOTALMENTE online. Personalizamos todas as perguntas, entendo quais informações precisamos extrair, criamos formulários dinâmicos (menos escrita, mais marcação e parâmetros). Isso torna a experiência muito mais agradável para a pessoa que está respondendo. Ela responde no tempo de um cafezinho, enquanto relaxa. As respostas são muito mais assertivas, pois o cliente se sente muito mais à vontade de falar à verdade por não ter ninguém próximo. Além disso usamos uma estratégia de alcance que atinge exatamente o SEU consumidor, e o maior número deles. Ou seja, qualidade e quantidade.
Pontos Negativos? Tem coragem de escutar o que um cliente insatisfeito tem a dizer do seu negócio? Consideramos essas as melhores respostas, você já vai direto no alvo e sabe onde melhorar!
Além disso, depois da pesquisa, você recebe uma consultoria, e vamos te mostrar que nem toda mudança requer alto investimento. Vai muito mais de estratégia e ação. Sim, simples assim!
Pronto… esqueceu da pessoa te entrevistando com a prancheta?
Para finalizar, te convido à refletir:
– Você está fazendo o seu máximo com o que você tem hoje?
– O que poderíamos à fazer mais com os recursos disponíveis hoje?
Eu estou falando de conhecimento e estratégia. É bem provável que você esteja cercado de soluções, mas não consegue enxergá-las. Mas não se culpe, essa não é a sua praia. Você precisa de pessoas que entendam o que você pode fazer com que você tem hoje e fazer investimentos assertivos, e chega de esperdiçar energia e dinheiro à toa.
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